Repositório de fragmentos

Repositório de fragmentos autobiográficos (ou não!) de uma amante das palavras. E mais: Dicas e orientações para elaboração de TCC's.

Se você entrou aqui procurando algumas orientações para elaborar o seu Trabalho Acadêmico, está no lugar certo!

Se você entrou aqui para me contratar (R$) para revisar, corrigir, recompor e/ou formatar o seu TCC, está no lugar certo!

Se você entrou aqui simplesmente para ler alguns textos meus, fique à vontade: é de graça!

O que são as Normas ABNT?

As Normas ABNT são verdadeiros fantasmas que atormentam os universitários e estudantes em geral. São muito faladas, entretanto pouco conhecidas.

É a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que determina todas as regras de padronização que devem ser seguidas à risca em textos acadêmicos e pesquisas. 

Incrível! Existe uma comunidade no Orkut com mais de 89 mil participantes que "odeiam a ABNT".

Mas é claro que estas normas não são exatamente um bicho de dez cabeças, é tudo uma questão de prática. O ideal é ter sempre um manual à mão, assim como um manual com a nova ortografia.



Vejamos as normas ABNT que se referem a trabalhos acadêmicos:
  • NBR 14724:2005 - Informação e Documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação. Trata da estrutura de monografias e TCCs.
  • NBR 10520:2002 - Informação e Documentação - Citações em documentos - Apresentação. Trata de como organizar as citações dentro da monografia.
  • NBR 6027:2002 - Sumários. Trata da formatação dos sumários.
  • NBR 6023:2002 - Informação e Documentação - Referências - Elaboração. Trata de como organizar a informação das referências bibliográficas
  • NBR 6028:2003 - Resumos. Trata de como fazer resumos.
  • NBR 6024:2002 - Numeração progressiva das seções de um documento. Trata de como fazer a numeração de tópicos da monografia.
  • NBR 6022:2002 - Apresentação de artigos em publicações científicas.
  • NBR 5892:1989 - Normas para datar.

* Para maiores informações, acesse: www.abnt.org.br.

Postar um comentário